quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Consumo de água



Consumo de água em m³.
Casa com 4 pessoas.
Uso da água da chuva em sanitário, máquina de lavar roupas e em duas torneiras para uso geral.
Início da utilização da água da chuva no final de novembro de 2008.
Economia em relação ao ano de 2007 e em relação ao ano anterior.
Bonus Desconto de 6,6 m³ pela economia entre jul/09 e dez/10 (Decreto 30681 de 12/08/09) = R$ 10,50 abatidos nas contas de março (5), abril (5) e maio (0,5).
(apenas 20% da economia do período: 33 m³ e pagos com a tarifa mais baixa: R$ 1,59 o m³).

6 comentários:

  1. Tipoalgo... acho que ainda dá para melhorar!

    Aqui em casa (~250m2) com 5 pessoas e sem uso de agua da chuva (vou implantar para irrigação da futura horta - as arvores frutiferas recebem irrigação natural, hehe)

    12/10 - 27
    01/11 - 20
    02/11 - 8
    03/11 - 9
    04/11 - 12
    05/11 - 16
    06/11 - 17
    07/11 - 12
    08/11 - 12
    09/11 - 14
    10/11 - 12
    11/11 - 10

    Dez/Jan tivemos problema de vazamento e foi termino de obra, com lavagem geral da casa. (sim, eu sei que foi desperdicio extremo)
    Fev e Mar foram atipicos pq passamos 2 semanas viajando... Mai e Jun gastou mais por causa de obras... em Set tbm tivemos obra... em Nov passamos alguns dias viajando.
    Estamos com media inferior a 100L/hab/dia
    Os diferenciais foram dimensionamento de tubulacao e escolha dos metais (e olha que nao tenho nenhum com temporizador, sao todos do tipo monocomando) e loucas (duplo acionamento). Alem de uso de maquina de lavar louca.

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel Caldeira. Baseado nesses seus números, sou levado a crer que ou existe ainda vazamentos nas tubulações aqui de casa ou estamos desperdiçando água. Só consegui 12 m³ após inserir um ponto de água da chuva na máquina de lavar. Este mês a senhora que trabalha aqui em casa estará em férias, averiguarei se tem diferença. Farei também uma busca por vazamentos. Obrigado pela dica. Abraços Tipoalgo

    ResponderExcluir
  3. Tipoalgo, pressáo correta na tubulacao e metais e loucas eficientes fazem bastante diferenca... outra coisa é a maquina de lavar louca. Aqui em casa, almocamos e jantamos sempre em casa, entao tem muita louça, E a diferenca de consumo usando a maquina ou lavando na pia era bastante perceptivel.

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniel Caldeira.

    Obrigado pelas dicas.

    A torneira da pia da cozinha tem vazão de certa forma reduzida, mas concordo que quem a utiliza nem sempre tem preocupação com a economia d'água.

    Já pensamos em comprar uma máquina de lavar louça, mas a decisão não foi tomada ainda.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo, seu consumo por pessoa é menor do que o meu!! Vou querer culpar minha empregada agora!
    Existem realmente produtos bons para diminuir o fluxo no Brasil? Não achei nada. Na França minha tem um redutor de água no chuveiro que é alucinante! Ela comprou numa feira sustentável na França, depois, eu nuca vi isso de novo tão bom. Eu também tinha lido que podia ganhar muito usando um registro duplicado num pedal. Por exemplo na cozinha e no chuveiro, na pia do banheiro... Eu li que o pedal facilita fechar e abrir o que leva a pessoa a usar isso mais facilmente, acostuma rápido... Eu acho que vi isso nos Estados Unidos mais eu perdi o link!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manouchk,

      se for culpar sua empregada vá com calma, porque ela pode passar a economizar água e não fazer o serviço direito. :-)
      Não sei informar sobre a existência de bons produtos aqui no Brasil; deve ter sim, mas uma simples arruela com furo reduzido dentro da tubulação já reduz a vazão. Tem também os aeradores (não sei se o nome é esse) que incorporam bolhas de ar no fluxo d'água.
      Gostei da ideia de acionar torneiras com o pé, só não sei (ainda) como fazer uma engenhoca para isso!
      Abraços
      Tipoalgo

      Excluir