quarta-feira, 6 de abril de 2016

Glicerina (glicerol) e Água



Glicerina (glicerol) e Água.

Teste da dissolução da glicerina em água, da densidade e da capacidade de oxidação.

Percebe-se que acima de 40% de glicerina na água a oxidação é bem reduzida, que uma pequena concentração de glicerina eleva a densidade da solução e que a glicerina é miscível com a água, mistura homogênea.

A ideia é usar em radiador de motor a combustão, ainda que o ponto de fusão (congelamento) seja superior ao monoetilenoglicol, devido ao baixo custo e não toxidade da glicerina.



Continuação do teste da dissolução da glicerina em água, da densidade e da capacidade de oxidação.

Passados mais dias, houve evaporação da água e contaminação por formigas, pois a glicerina é doce e viscosa.

Na amostra com 60% de glicerina ainda não se percebeu oxidação.


10 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de saber se já colocou glicerina no radiador do eu veículo

    ResponderExcluir
  2. Sim, desde 2016 o meu polo classic está com glicerina, diluída a 66%. Venho completando com glicerina pura.

    ResponderExcluir
  3. Que demais seu conteúdo, impressionante. Eu trabalhei em uma concessionária VW de 1997 até 2000 nessa época a montadora enfrentou um problema de corrosão no cabeçotes de alumínio, e foi descoberto que o causador era o Adtivo que havia sido homologado, não vou sitar o nome da marca , agora entendi a possível causa da corrosão, e agora em 2022 volta a mesma situação nos radiadores dos câmbios automáticos da jeep que estão sofrendo corrosão, possivelmente o causador é o Adtivo, pesquisando depois que vi seu artigo, já vi vídeo e de profissionais do ramo dizendo que foi comprovado o causador da maioria das corrosoes em blocos, cabeçotes e radiadores de alumínio é o Adtivo, provavelmente o excesso de monoetileno glicool , outro artigo que li diz que a acidez provocada pelo monoetilenoglicool provoca geração de eletricidade estática e causa pane elétrica nos veículos modernos. Estou pesquisando e descobrindo muita coisa interessante . Parabens pela audácia e iniciativa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuo usando glicerina no radiador. Ela tem um bom efeito detergente e de fato não causa oxidação, além de conduzir melhor o calor em função de sua maior densidade. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  4. Boa tarde ,

    Será que eu poderia usar no meu palio fire 2003? O sistema é limpinho e seus componentes são novos pois troquei radiador , bomba e válvula termostatica. Não teria problema sendo carrinho antigo?
    Qual diluição??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode usar. Acima de 60% de glicerina não se percebe oxidação.

      Excluir
  5. Não uso aditivo pq a ex dona usava água de torneira. Só uso desde de 2019 água desmineralizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu parei de usar aditivo porque perdi a confiança, tem muito aditivo falsificado, só corante.

      Excluir
  6. Só por curiosidade, esses percentuais estão em volume ou em peso? Pois a glicerina é muito densa essas duas proporções se diferencia bastante.

    ResponderExcluir