sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PneuPet



PneuPet - Ideia de pneu alternativo 100% PET.
1- Aplicação do conceito em um aro de bicicleta;
2- Anéis com espessura interna do aro e com 50 cm de FitaPet, moldados na parte interna do gargalo de uma garrafa PET, mantidos precariamente na posição por meio de FioPet;
3- Teste do conceito;
4- Resultado após o teste, demonstrando que o conceito é promissor e que deve melhorar, talvez mais camadas de PET nos anéis.

8 comentários:

  1. Olá Pessoal!

    Meu amigo Tipo, você sumiu homem de Deus!

    Quanto ao PneuPet, eu gostei muito da ideia, mas o maior problema vai ser a péssima memória elástica do PET. Talvez se você enrolasse as tiras em várias garrafinhas tipo "pitchulinhas" de refri, tampadas e com ar comprimido, não haveria o achatamento. Só que o pneu vai ficar feio pra burro.

    Abçsss....

    Zemaria.

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    1. Olá Zemaria.

      Sumi não, estou sempre por aqui, criando engenhocas, rsrsrsrs.

      Estudei um pouco o assunto e encontrei estas informações:

      O módulo de elasticidade (Módulo de Young) do PET, por ser uma estrutura semicristalina, é um dos maiores entre os polímeros, varia de 4 a 14. Mesmo assim, é bem inferior ao do aço, que é 20. Para termos uma ideia de comparação, o módulo de elasticidade da borracha vulcanizada é 3,5 e da borracha sintética fica entre 0,004 e 0,07.

      Se o deslocamento das camadas de PET não for muito acentuado, é possível preservar o "efeito memória", garantindo a manutenção da elasticidade, ou seja, o retorno à sua forma de repouso depois que as tensões aplicadas são removidas.

      A minha ideia é justamente suprimir o uso de ar comprimido, pois ficamos no prego quando este vaza.

      Quanto à estética da coisa, você já deve ter percebido que eu sou pouco ligado neste quesito, se funcionar já estou super satisfeito, rsrsrsrs.

      Abraços Tipoalgo.

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  2. Olá!

    Tipo, você disse:

    "O módulo de elasticidade (Módulo de Young) do PET, por ser uma estrutura semicristalina, é um dos maiores entre os polímeros, varia de 4 a 14. Mesmo assim, é bem inferior ao do aço, que é 20. Para termos uma ideia de comparação, o módulo de elasticidade da borracha vulcanizada é 3,5 e da borracha sintética fica entre 0,004 e 0,07."

    Tipo, eu não entendo nada e nunca lí nada a respeito da memória PET; falei por dedução, mas descordo ferrenhamente dos dados que você postou. Não tem como o PET ser 128 vezes mais elástico que a borracha.

    Vou estudar um pouco o assunto.

    Abçsss...

    Zemaria.

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    1. É fácil perceber que o PET é menos elástico que a borracha, entretanto, quanto menor o módulo de elasticidade, maior a elasticidade.

      Porque o módulo de elasticidade é uma relação entre a tensão e a deformação, ou seja, se com pouca tensão obtém-se elevada deformação é porque o material é muito elástico, mas o resultado da relação acaba sendo numericamente pequeno (numerador menor que denominador).

      "O “módulo de elasticidade” de um material, tal como o aço, define-se como o cociente entre a tensão e a deformação... "

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  3. Olá!

    Tipo, entendi; aliás, comecei a entender o lance da memória elástica.
    Mas falando empiricamente, o que vai acontecer é que as argolas de PET vão se achatar com o tempo. Principalmente se a bike for uma pesadona elétrica e ficar encostada por algumas semanas.
    Quanto à memória de retorno, faça o teste:
    Pegue uma tira de PET com 1 cm de largura e aperte com força entre os dedos tentando fazer um vinco. Agora observe se a tira volta ao estado anterior.
    Pegue uma tira de câmara de ar e faça a mesma pressão com os dedos. Observe o resultado.

    Abçsss....

    Zemaria.

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    1. É isso mesmo Zemaria, quando se faz um vinco no PET ocorre uma ruptura de sua estrutura semicristalina, alterando-a de forma permanente. Na região do vinco as moléculas ficam alinhadas, conferindo menor elasticidade e maior resistência.

      A ideia é exatamente evitar a formação do vinco, por isso o deslocamento com a aplicação da tensão deve ficar abaixo do limite do PET. Coloquei mais camadas de PET no interior dos anéis, mas coloquei demais e virou praticamente um corpo rígido, deixando o pneu muito duro. Agora terei que reduzir.

      Farei também testes com anéis feitos a partir de tiras de borracha, enrolados em espirais. Quem sabe até um misto de PET por fora e borracha no interior ou vice-versa ou, ainda, enroladas em paralelo.

      Ontem vi no youtube alguns vídeos de garotos fazendo pneu maciço com mangueiras plásticas, muito legal ver a garotada criando suas engenhocas.

      Abraços Tipoalgo.

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  4. Oi Pessoal!

    Tipo, você disse:

    "Quanto à estética da coisa, você já deve ter percebido que eu sou pouco ligado neste quesito, se funcionar já estou super satisfeito, rsrsrsrs."

    Eu disse o pneu ficaria feio com as garrafinhas que sugeri, pois sobrariam para um dos lados da roda.
    Da forma que você nos apresentou, ele está com um visual bonito.
    Eu gostei muito desse pneu e em breve vou fazer um par deles.

    Abçsss....

    Zemaria.

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    1. Tenho outras ideias para novas versões do PneuPet, uma para facilitar a fixação dos anéis no aro e outra que não usa anéis.
      Assim que testá-las e se funcionar como estou imaginando, publico as novas engenhocas.
      Aproveitarei para reforçar os anéis, mas não tanto, ao ponto de torná-los quase rígidos.

      Com certeza, gosto não se discute, se você acha o visual do PneuPet bonito, tá valendo, só tenho a agradecer o elogio, obrigado, rsrsrsrs.

      Abraços Tipoalgo.

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