sábado, 15 de novembro de 2014

Carregador de Baterias com Capacitor


Carregador de Baterias com Capacitor
- ideia de carregador mínimo para bateria.
Cada 20 uF resulta numa corrente de aproximadamente 1 A.
Atenção especial para a falta de isolação da rede de 220 V, há risco de choque!
Esta engenhoca tem boa eficiência e consegue inclusive fornecer sobrevida a baterias "cansadas".

63 comentários:

  1. É verdade, mantenho uma bateria de carro ativa graças à este carregador, a carga tradicional não estava funcionando, a bateria se descarrega espontaneamente e muito rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para eu dessulfatar uma bataria de80 ah quanto de uf eu vou precisar en corente 220 v

      Excluir
    2. Um capacitor de 20uF com tensão acima de 250Vac é suficiente.

      Excluir
  2. fiz um destes com um capacitor de 30 microfarads estou testando vamos ver se ele é bom mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algum lugar eu li que funciona em 80% das baterias. Claro que chega um momento que até milagre para recuperar a bateria é difícil, rsrsrs.

      Excluir
  3. Estou testando esse carregador numa bateria Moura de 60 amperes, ela tem uns quatro anos de vida, medi a voltagem dela antes de conectar o carregador e ela estava com 11.9 volts o carregador está fornecendo uma corrente de 1.5 amperes vou deixar conectada umas 10:00 horas pra ver no que dá, posto notícias Se não ligar o carro um a dois dias, quando vou ligar quase não consigo dar o arranque vamos ver se vai melhorar e ressuscitar a minha bateria pra durar pelo menos mais um ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, eu deixei por mais tempo, ficou 1 dia e uma noite, mais de 24h. Quando desliguei a tensão estava em 15V, depois caiu um pouco, mas demora muito mais pra descarregar ao ponto de não dar partida. Boa sorte!

      Excluir
  4. Testado e aprovado. Renovou a bateria que tinha uns 4anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, bom saber que deu certo pra você também. Certas ideias antigas foram propositalmente esquecidas, mas vamos divulgando.

      Excluir
  5. Segue rascunho monitoramento
    https://goo.gl/photos/TMbEmiLgFrszEC4p8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma corrente de carga de 1,6 A, e ao final de 18h caiu para 1,2 A. A tensão subiu de 15,2 V para 15,73 V. E agora a bateria ganhou uma sobrevida. Muito bom!

      Excluir
  6. eu fiz um carregador usando um capacitor de microondas ficou 10 vezes melhor o capacitor do tutorial é de 20 uf fornecendo 1.5 amperes o do microondas é de 92 uf fornecendo ate 6.5 amperes e carrega até 6 baterias ao mesmo tempo.
    a regra é a cada 20 uf equivale a 1.5 amperes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A corrente de carga depende também das condições da bateria, portanto pode variar bastante. Fazer carga rápida (com maior corrente) só se realmente necessário. O fato é que usar carregador de bateria com capacitor é mais eficiente que com transformador, menos seguro, mas o resultado é positivo.

      Excluir
    2. Você testou a corrente? Esse capacitor não é de 0,92uf?

      Excluir
    3. Sim, medi a corrente, estava um pouco acima de 1 A. A capacitância é mesmo de 20 uF, medi com um capacímetro digital. Perceba que NÃO é capacitor eletrolítico.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Se o capacitor for para AC (sem óleo) até pode, mas nunca vi capacitor com esta capacitância em 200 V AC.

      Excluir
  8. A corrente seria em torno de 35 A para uma tensão de entrada de 110 V. Para 220 V a tensão do capacitor deveria ser acima de 350 V. Em resumo, 870 uF 200 V para uma entrada de 220 V não pode. Lembrando que este capacitor não pode ser a óleo (eletrolítico).

    ResponderExcluir
  9. Opa brigado ae pela resposta, esse capacitor esta numa fonte de computador de 500 wats reais q queimou, vo aproveitalos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK, mas aproveita em algo que NÃO seja como carregador de bateria.

      Excluir
  10. Vai explodir tudo, este capacitor é eletrolitico, polarizado. Tem que ser capacitor para corrente alternada sem polaridade...

    ResponderExcluir
  11. Grande Tipoalgo!
    SENSACIONAL!!! Veja que eu me considero bem informado, mas não conhecia este modelo. Vou fazer um. Já estou indo à caça do capacitor.
    Att...
    ShocK (Zemaria).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carga é lenta, mas tem a vantagem de "recuperar" algumas baterias já condenadas pelas cargas normais. Vi, não sei onde, um carregador bem antigo que possuía uma chave seletora que ia colocando os capacitores em paralelo para aumentar a corrente de carga.

      Excluir
  12. Tipo, o Lucas Gamer disse: "a regra é a cada 20 uf equivale a 1.5 amperes".
    Esse cálculo independe da voltagem?
    Att... ShocK (Zemaria).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independe não, quanto menor a tensão, MAIOR tem que ser a capacitância para uma mesma corrente. Essa "regra" de 20uF para 1,5A é em 220V. Em 110V a capacitância necessária para fornecer a mesma corrente de 1,5A deveria ser o dobro, 40 uF.

      Excluir
    2. Qual o tipo de capacitor pra usar nesse circuito amigo

      Excluir
    3. Capacitor para corrente alternada, não polarizado, sem óleo.

      Excluir
  13. Olá!
    Para os "analfabetos eletrônicos" como eu, achei interessante este site que ensina a ler os valores de capacitores: http://pt.wikihow.com/Ler-o-Valor-de-Capacitores

    ResponderExcluir
  14. E a ponte de diodo tem algo a ver com a corrente, qual ponte ideal seria de quantos amores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A corrente é proporcional à capacitância, 20uf para 1,5 A em 220V. A ponte retificadora deve suportar corrente acima desse valor, ou seja, acima de 1,5 A.

      Excluir
  15. Oi tenho um capacitor de 259uf da para recarregar bateria utilizando este tipo de capacitor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra carregar baterias se ele não for eletrolítico (com óleo) ou polarizado. Pelo valor da capacitância, provavelmente ele seja eletrolítico, pois os capacitores comerciais para AC geralmente não passam de poucas dezenas de uF e 250 VAC. Se ele esquentar rápido, é porque não serve. Cuidado, ele pode explodir, a corrente será alta, em torno de 20 amperes.

      Excluir
  16. ola amigos, pode ser capacitor de poliester? quero usar para baterias pequenas de 6v 2A um capacitor de 2uf 400v o que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza, mas acredito que pode usar sim. Entretanto, para 2A e 6V na carga são necessários 25uF em 220V e 50uF em 110V.

      Excluir
  17. Alguém podia me explicar detalhadamente o esquema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um simples capacitor para corrente alternada e uma ponte retificadora com 4 diodos. O capacitor armazena a energia que será retificada (para circular em um único sentido - corrente contínua) pelos diodos da ponte. Esta energia (tensão e corrente elétrica contínuas) circula pela bateria, carregando-a.

      Excluir
  18. Fiz um 127 com capacitor de 45microfariedes 250v será que compensa por mais um capacitor igual pois fiz a ponte de resistir de 4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao colocar mais um capacitor de 45uF (em paralelo) a corrente será o dobro. Neste caso ficará no limite da capacidade da ponte retificadora, o que não é bom.

      Excluir
  19. Para carregar uma bateria de 60 ah qual capacitor devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um capacitor (sem óleo) de 20uF é adequado para uma carga lenta, pois a corrente de carga estará em torno de 1,5A. Para uma carga mais rápida, maior corrente portanto, deve-se aumentar a capacitância.

      Excluir
    2. bom dia , comprei um capacitor de 20uf 250v minha energia em casa é 110v. carreguei 6 horas, Minha bateria é agm Bateria Northstar nsb 100FT. uma duvida ... quanto tempo ela tem que ficar na tomada ligado???

      Excluir
    3. Este capacitor de 20uF em 110V fornecerá uma corrente de carga abaixo de 1A, portanto realizará uma carga lenta. Para saber se a bateria já está carregada tem que medir a tensão entre os seus bornes, estando carregada apresentará uma tensão sem variar acima de 12V. Dependendo da resistência interna da bateria pode demorar bastante, algo entre 12 e 24h.

      Excluir
  20. Alguém poderia me informar exatamente o valor dos diodos e do capicitor a serem utilizados para uma rede de 110v em carga rápida e/ou lenta? Pretendo montar 2 carregadores. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha em mente que cada 20 uF equivale a 1 A, ou seja, para carga lenta com 1 ampere use um capacitor de 20 microfarad. Se quiser aumentar a corrente de carga para 2 amperes use capacitor de 40 uF, se quiser 3 amperes use capacitor de 60 uF. Quanto aos diodos use-os de acordo com a corrente que você desejar, considere que esses diodos pequenos (1N4001, 1N4002 ...1N4007) suportam 1 A. Veja que eu fiz uma ponte com vários deles em paralelo.

      Excluir
  21. Agradeço aos colaboradores que não medem esforços para ajudar quem é leigo,mas DEUS dará a recompensa! Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  22. Capacitor de microondas da pra carregar bateria de carro? E qual a voltagem da saída que sai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que verificar qual é o valor da capacitância, mas em princípio deve funcionar, pois é um capacitor sem óleo, não eletrolítico portanto. A tensão atingirá o máximo que a bateria suportar, quando estiver acima de 12 volts significa que a bateria está carregada. O tempo de carga está relacionado ao valor do capacitor, quanto maior a capacitância maior será a corrente de carga e menor será o tempo de carga.

      Excluir
  23. Se eu colocar os diodos antes do capacitor posso usar o eletrolitico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca experimentei, mas acho que não funciona, pois o capacitor uma vez carregado interromperia a corrente. O capacitor não teria como se descarregar, pois o retificador barra a corrente em sentido reverso.

      Excluir
  24. Eu fabrico estes carregadores com capacitores. O último que fiz consegue carregar até 18 baterias de 180Ah juntas.
    Cuidado para fazer as ligações, é bastante perigoso.
    Meu whats: 51 996864511

    ResponderExcluir
  25. Obrigado pelo comentário. Sim, deve-se desligar da tomada ao fazer as conexões, bem como descarregar o Capacitor.

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho uma fonte assimétrica, consigo controlar a tensão e corrente desejada pra carregar a bateria, dá pra colocar só o capacitor no projeto com essa fonte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não será possível se a saída da fonte for em corrente contínua, pois este uso do capacitor é para corrente alternada.

      Excluir
    2. Ah sim, obrigado, achei um capacitor que diz que é de 20UF, mas medi com um capacimetro e ele só está com 5 UF, será que ainda dá?

      Excluir
    3. Pode funcionar, mas a corrente será bem menor.

      Excluir
    4. Bom, coloquei pra tentar recuperar uma bateria que não tá segurando muita carga, era nova mas ficou parada por mais de 1 ano, é de 40AH e coloquei no 110v. Vi no multimetro em corrente alternada que ele dá uns pulsos de 5v, será pq o capacitor está com 5uF? Bom, tá carregando tbm, estava com 12,3v depois de meia hora já esta com quase 13v, vou deixar até os 15v.

      Excluir
  27. Em 110v e com 5uF a corrente calculada seria em torno de 200mA. Nem sempre recupera, depende muito do estado interno da bateria. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acho que essa bateria vai morrer em pouco tempo, depois dos 14v ao invés de carregar ela estava descarregando, pena pq era nova, só ficou parada por 1 ano.

      Excluir
    2. Acontece ... A minha na época durou ainda uns 6 meses, até não segurar mais carga.

      Excluir
  28. Na verdade deu uma pequena melhorada, estava segurando até uns 12,3v agora parou em 12,8v depois de uma hora. Mas não carrega acima de uma certa tensão. Coloquei de novo agora não foi acima de 13,75

    ResponderExcluir