quarta-feira, 15 de maio de 2013

TreliçaPet 5.5 - Teste de Carga



TreliçaPet versão 5.5 - Teste de Carga
Suportou mais de 78 Kg no ponto médio de um vão de 1,58 m.

3 comentários:

  1. Olá a todos.

    Esta versão de treliça não está de acordo com a proposta original de ser 100% PET, de fácil montagem e desmontagem, mas devido a demora em conseguir uma IdeiaPet para um bom PetNó vamos tentando atingir esses objetivos:

    http://tipoalgo.blogspot.com.br/2013/05/trelicapet-versao-55-teste-de-carga.html

    Mais de 70 Kg numa estrutura relativamente simples, leve e barata parecem ser boas características. Há possibilidades de melhorias!

    Abraços Tipoalgo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Tipo!

    Agora é só fazer uns ajustes. Por se tratar de uma estrutura hiperestática, isto é, ela não tem articulações que permitam movimento dos links, você pode usar um parafuso por nó, ao invés de usar dois deles. E experimente usar um ângulo diferente do que usou na estrutura. Este aí sem medir está me parecendo 30o e ai os outros ângulos do triângulo ficam perto de 75o. Faça um teste com 60o em todos os lados do triângulo e meça novamente a capacidade de carga.

    No mais é isso ai. Assim que as coisas evoluem. Na falta de uma solução melhor adotamos outra, e a criação flui. Ai pode acontecer algo inusitado. Sabe aquela solução que estava custando aparecer? Ela pode surgir de uma hora para outra simplesmente porque você não limitou seu processo criativo. Fique atento! :-)

    Abraços
    Alfredo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Alfredo.
      Eu fiz primeiro as versões 5.x, com nós de um só parafuso, mas não as testei com carga.
      Passei a usar dois parafusos por nó para que as barras centrais pudessem ficar alinhadas e as barras laterais apoiadas em dois pontos, mas suspeitava de algo "estranho" e você observou bem a não necessidade (hiperestática: eu nem sabia o que era, rsrsrsr).
      Sobre os ângulos: usei barras de mesmo tamanho para facilitar. Os ângulos ideais não são 45° e 90°? (somando sempre 180° ?)
      A falha se deu por torção lateral. Acho que com apenas um parafuso a concentração de forças em apenas um ponto será ainda maior. Entretanto algumas forças são de sentido contrários e podem se anular, é isso?

      Abraços Tipoalgo.

      Excluir