domingo, 19 de fevereiro de 2012

CanoPet



Feito com garrafa PET de guaraná.
O soprador térmico retrai o PET e mantém as peças unidas.
Curva de 90° (joelho) feita com duas garrafas, abre-se um buraco em uma delas (de forma oval neste caso) e insere-se a outra, corta-se o excesso que ficará no interior.
A base possui furos para melhor escoamento da água.
Aplicação imediata em conjunto com a CalhaPet.

16 comentários:

  1. Mais uma vez, parabéns pela pesquisa, Tipoalgo. Gostaria de saber como é feita a vedação / união das peças, e se são resistentes à exposição ao sol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo (faltou o apelido),

      Obrigado pelos parabéns e pelo comentário aqui no Blog.

      Neste caso não me preocupei com a vedação porque o CanoPet está na vertical e como a parte inferior da garrafa está dentro da garrafa seguinte não há como vazar.

      O que mantém as garrafas unidas é o retraimento do PET com o soprador térmico (ou a chama de uma vela ou lamparina).

      Sim, o PET possui boa resistência ao sol, mais que a maioria dos outros plásticos.

      Abraços
      Tipoalgo

      Excluir
  2. Essa sua estratégia é ideal para irrigação. Os próprios pontos de vazamento entre as junções servem para irrigar a terra com a agua espáçadamente! Capisce??

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mugumba,

      viu como uma ideia puxa outra?

      Pensei também que o CanoPet pode ser usado para tubulações de esgoto.


      Será que se for usado um molde (como um cano de ferro ou madeira bem redonda) seria possível retrair o PET mais uniformemente, reduzir os espaços nas juntas e ainda usar mais camadas de PET para reforçar a parede do cano?

      Ideias não faltam!

      Abraços
      Tipoalgo

      Excluir
  3. Achei interessante o joelho de pet, gostaria de saber se este joelho pode ser feito com várias bitolas, tipo 3/4;1/2; etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da forma como eu fiz esse da foto, com certeza pode ser feito menor; é só usar garrafas menores e o soprador térmico para reduzir ainda mais a bitola; agora para fazer à semelhança desses comerciais (tipo Tigre, Amanco, etc) talvez usando-se um molde flexível seja possível fazer JoelhosPet de vários diâmetros.
      Oportunamente tentarei fazer um JoelhoPet alternativo mais parecido com esses comerciais, é uma boa ideia!

      Abraços
      Tipoalgo

      Excluir
  4. Andei olhando seu trabalho com garrafas PET, muito bom adorei.
    Tenho uma pergunta, eu quero unir garrafas de 2L ou 3L para formar um cano longo e interrar ou nao as mesmas, fazendo furo para colocacao de potes ,
    tipo hidroponiana sua parte lateral.
    Minha grandes questao e como unir essa garrafas uma com a outra, nao pelo bico mas sim pela parte posterior sendo a mesma bem vedada para evitar fazamento de agua?
    Obrigado por sua atencao.

    Cezar Simonini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu consegui mais perto da sua necessidade foi o CanoPet, mas não é completamente vedado, pode-se usá-lo quando se tem um desnível considerável, fazendo o líquido correr sempre. http://tipoalgo.blogspot.com.br/2012/02/canopet.html
      Quem sabe retraindo o PET sobre uma forma cônica, em todo caso a vedação completa é difícil.
      Já furei o fundo da garrafa com uma serra copo com o diâmetro da rosca, a dificuldade é apertar a porca, feita com a tampinha; algo como um alicate que pudesse entrar pela boca talvez funcionasse. Não consegui fazer esse "alicate", ainda.

      Tipoalgo

      Excluir
    2. obrigado pela resposta.
      Vou fazer uma experiencia usando um anel de vedacao que trouxe dos EUA. O problema e o custos quando precise-se de muitas garrafas, sendo entao melhor usar canos de PVC.
      Abracos.

      Cezar

      Excluir
    3. Tem cola para PET, não sei o preço e nem se é fácil de encontrar, acho que a base de poliuretano.

      Colas (Adesivos) Utilizados:

      Testei alguns adesivos no mercado como Silicone, Epoxi, Resinas, Contato, mas os melhores que encontrei foram a base de Poliuretano, sendo eles:

      1º - SILOC – Poliuretano PU 36 (Melhor Adesivo para as emendas longitudinais)
      Fabricante: Anaeróbicos
      Utilizei em todas junções laterais entre os tubulões (longitudinais) e também entre a tampa das garrafas e o fundo da próxima garrafa.

      Obs: Excelente adesivo pois foi desenvolvido para poliéster. Pode ser usado em todas as uniões. Só não utilizei nas emendas cortadas pois não é transparente. (cinza e branco).
      Quantidade para Caiaque de 2 pessoas: 5 tubos 310ml

      Contato para venda deste produto : (19) 3881-7788

      2º - PESILOX – FIXTUDO (Não é muito resistente para esta aplicação comparado com a TITEBOND)
      Fabricante: Adespec
      Utilizei em todas as emendas cortadas. Como a cola é transparente obteve melhor aparência, não que isto seja extremamente necessário.Obs: Bom adesivo apenas para as emendas cortadas (encaixe circular) e ótimo acabamento.Quantidade para Caiaque de 2 pessoas: 1 tubo de 280ml

      3º - TITEBOND POLYURETHANE GLUE (Melhor Adesivo para as emendas cortadas)
      Fabricante: Franklin International
      Ótima para as emendas cortadas (encaixe circular). Apenas fiz teste e ela apresentou uma ótima aderência após um bom período de secagem. Após seca apresenta cor amarelada e acabamento médio. Para a cura do adesivo, indica-se uma leve pulverização de água na própria cola, após sua aplicação.
      Obs: Tem um ótimo rendimento pois sofre expansão. Mesmo assim, apesar do adesivo oferecer excelente resistência a água e aderir a diferentes substratos, o mesmo não é indicado para uso submerso ou continuo em água. Talvez os excelentes resultados que obtive foi em vista das juntas serem muito bem feitas e impedirem o contato direto com a água. É importante continuarmos nossos estudos e continuamente verificarmos a qualidade das juntas coladas.Importada, mas tem representação no Brasil:

      Distribuidor Grossl Industria e Comércio (www.grossl.com.br) de São Bento do Sul-SC, fone (47) 3631.4000


      Fonte:
      http://www.fazeco.com.br/projetos-de-produtos/esporte-e-lazer/caiaque-de-garrafas-pet/kaypet-kayak-pet-bottles.html

      Excluir
    4. Ola, Obrigado novamente, usei Rubber grommets(anel de borracah para vedacao), compre por $19 dolares 100 unidades, Fiz uma perfuracao na tampa e no fundos da garrafa PET,
      atraves do anel de borracha passei uma mangueira pequena o suficiente para passar pela tampa ou fundo da garrafa, conectanto as garrafas entre si, a vedacao ficou perfeita.
      Mas apesar de dar certo, acho que usar um tubo de PVC talvez seja mais barato. Eu queria mesmo e dar um uso para as garrafas PET.
      Abracos,

      Cezar

      Excluir
    5. Não entendi direito a sua ideia;
      Esse anel de borracha poderia ser feito com borracha de câmara de ar ou de pneu?
      É um anel ou um pequeno cilindro?
      Tem fotos? Pode enviar-me?
      A minha ideia é semelhante à sua: dar uso às PET principalmente por processos mecânicos, sem uso ou com pouca eletricidade envolvida e usando apenas PET, 100% PET.
      Nem sempre é possível, mas é a ideia principal.

      Abraços Tipoalgo.

      Excluir
  5. E pessoal e melhor usar cano pvc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da situação: PET é mais abundante e 0800 que PVC.

      Excluir
  6. Disse que e melhor usar cano PVC mas sei que assim como vocês a curiosidade de alcançar inovações e impougante parabéns a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, as engenhocas do Tipoalgo são geralmente ideias alternativas, desprovidas de preocupações estéticas, visam apenas cumprir uma determinada função com recursos já descartados.

      Excluir