sexta-feira, 24 de junho de 2011

PentaPet



Ideia para aplicação da BarraPET sem os anéis individuais para cada barra.
Os anéis para os nós são feitos de garrafão de vinho.
Forma uma estrutura bem firme, mas com certa flexibilidade.

7 comentários:

  1. Bom dia Tipoalgo.

    Antes de mais nada, parabéns pelo ótimo trabalho que vem fazendo, meio que peguei o bonde andando mas já voltei e vi as postagens mais antigas para perceber o desenvolvimento. Pelo interesse no assunto, tentei reproduzir uma treliça utilizando a BarraPet, assim como o PentaPet, mas tive certa dificuldade em manter firme a FitaPet que segura as barras fixas aos nós. O que fiz foi passá-las por entre as barras e "laçar" os nós, mas quando solto as extremidades os nós ficam frouxos. Lembrando que optei pela BarraPet (1.0) por não dispor de soprador térmico ou aparelho para soldagem. Enfim, deixo aqui minha situação, se puder me ajudar ficaria ainda mais grato.

    Abraço e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio, bom dia.

      Obrigado pelo incentivo.

      Para manter a amarração firme use a FitaPet no comprimento necessário para que ela fique presa às paredes internas da barra. Faça o máximo possível de voltas em torno dos anéis.
      Use um alicate de bico fino para apertar bem as voltas da fita. Pode até fazer as voltas primeiro e só depois ir apertando com o alicate, da volta mais interna para a mais externa.

      Na falta de um soprador térmico use uma chama qualquer (vela, lamparina, fogão a gás, etc), é menos preciso mas cumpre a finalidade.

      Se estas dicas não ajudarem, volta a "reclamar" que eu tento explicar de outra forma.

      Abraços

      Excluir
    2. Obrigado pelas dicas, tenha a certeza de que ajudarão. As colocarei em prática no fim de semana e em seguida volto para dizer o resultado.

      Excluir
  2. Passado o fim de semana, venho dizer que a dica deu certo e muito, consegui manter as barras bem presas aos nós e a treliça ficou tão firme quanto esperado. Agradeço novamente a ajuda e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio, obrigado pelo retorno aqui no blog.

      Tira uma foto, disponibiliza na Internet e nos passa o link. Quem sabe mais pessoas se sintam encorajadas a replicar esta e outras engenhocas.

      Valeu.

      Excluir
    2. Desculpa a demora, mas é como dizem, antes tarde do que nunca. Segue o link com algumas fotos:
      http://imageshack.us/g/502/foto0071f.jpg/

      Excluir
    3. Você fez, isso é o que importa, parabéns!

      Continuo "trabalhando" para encontrar uma estrutura mais firme e fácil de montar, desmontar e remontar. O uso do PinoPet parece promissor. Estou fazendo uma nova versão de cúpula, em breve publico as fotos.
      Sigamos com as engenhocas.
      Abraços
      Tipoalgo

      Excluir