quarta-feira, 18 de agosto de 2010

TelhaPet



Telha feita com garrafa pet de coca-cola de 2 litros. Cortar em uma das duas marcas que atravessam a garrafa. Há necessidade de fixação das telhas numa base. Uma cola que resista ao sol seria benvinda, mas na falta de cola que unam as telhas, pode-se usar prego ou grampo cobertos com cola de silicone.

6 comentários:

  1. Olá

    vi no seu blog o telhado de garrafa pet, achei muito legal e quero fazer pra cobrir casinhas de cachorro. Já tentei fazer casinha de cachorro com pet mas não deu certo, as garrafas que tenho são de pepsi e como não são retas, não encaixam direito, mas pro telhado vai dar certo.

    Gostaria de saber que cola dá pra usar?


    Abçs
    Isabele

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabele.

    Na prática eu ainda não usei cola para unir as pets, evito esta solução.

    Já vi na Internet (nunca fui atrás para comprar) que se pode usar cola pvc mono (NÃO é a cola pvc que se cola cano dágua) ou uma cola a base de poliuretano.

    Eu imagino que você possa usar um grampeador de tapeceiro e grampear as telhas na madeira (ripas) do telhado.
    Procure grampear na parte que ficará por baixo, mas se tiver que colocar grampo em cima, passe uma tinta ou cola de silicone sobre o grampo.

    Qualquer dúvida manda um e-mail, vamos tentar fazer este telhado para o pulguento, rsrsrs. Vamos tirar uma foto e colocar na Internet como forma de divulgação.

    Abraços
    Tipoalgo
    Olá Isabele de novo.

    Esqueci de enviar este link ( http://www.youtube.com/watch?v=z_QVesL0-zA ) onde um surfista brasileiro lá no hawai mostra como fazer uma prancha, ele usa esta cola a base de poliuretano.

    Abraços
    Tipoalgo

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei muito! Cada uma das telhas (com 3 ondas) é 1 garrafa, é isso? Como vc fez para dobrar? O encaixe entre elas parece eficiente?

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando.

    Sim, é feita com garrafa PET de coca-cola.
    Para dobrar é só usar como guia as "covas" que a garrafa possui (10 ao todo). Como o corte é feito sobre uma das metades, é só contar 3 intervalos completos e dobrar sobre a "cova". Conte mais 3 intervalos a partir da primeira dobra e faça a segunda dobra. O intervalo é o espaço entre as covas.
    O encaixe é uniforme, mas deve ser mantido de alguma forma com cola ou grampo de tapeceiro.
    Se ainda tem dúvida é só dizer.
    Ainda não fiz a cobertura na prática, por isso não disponho de uma foto do telhado pronto.

    Abraços
    Tipoalgo

    ResponderExcluir
  5. Estava pensado emuma telha diferante do modelo apresentado acima, usa a então garrafa de pepsi, e de outra , vamos assim dizer genérica que tem na maioria do seu corpo liso, cortando seu com ( iliminado o fundo e o bico ) e eliminando a parte de cola da garrafa, temos praticamente uma chapa lisa, mais moldadas de forma circular, monta-se um friso ( dobradura ) e 1 cm ou 1,5 cm para cima em toda sua lateral e do lado oposto uma friso dobrado para baixo...

    O encaixe entre eles, será o modo usado para telha de barro, com ripamento de cima para baixo e entelhamento de baixo para cima..... os assim chamado frisos virados para cima encaixariam com os virados para baixo..... a parte de cima da tenha seria grampeada na ripa e a proxima fiada de tenha a ponta inferios da telha ficaria sobreposta a anterios colada..... espero ter explicado direito, mais é apenas uma teoria, não estou tendo tempo de testar tão projeto

    ResponderExcluir
  6. Também ainda não fiz um telhado com a TelhaPet.
    Penso que outras formas de telhas podem ser possíveis sim.
    Nada como a prática para termos certeza, mas o tempo e a oportunidade devem aparecer!
    Qualquer progresso nos conte.
    Obrigado pela ideia.

    ResponderExcluir