domingo, 31 de outubro de 2010

PetCúpula - Estrutura com garrafas pet.



Inicia-se com um pentágono, em cada lado do pentágono faz-se um hexágono, depois mais 5 pentágonos seguidos de mais 5 hexágonos e finalmente completa-se os 5 "meio" hexágonos para formar a base. No interior de cada pentágono e hexágono formam-se os triângulos que dão sustentação à estrutura. As laterais das figuras são garrafas de 2 L, no interior dos pentágonos garrafas de 1,5 L e no interior dos hexágonos garrafas de 2,5 L.

1 - Há junções para 6 e 5 garrafas. Ambas são feitas com fundos de garrafas. As garrafas mais comuns possuem fundos com 5 "gomos" e as de 6 "gomos" encontrei de refri "grapete". Então basta furar com uma serra copo (um furo para cada gomo), esses furos receberão os gargalos das garrafas. Retira-se a tampa e o anel (cuidando para não quebrar). Encaixa-se a boca da garrafa no fundo e pelo lado de dentro recoloca-se o anel e em seguida rosquea-se a tampa. Para dar mais resistência, usei um soprador térmico para retrair a parte mais flexível do fundo da garrafa, fiz isso antes de furá-la com a serra copo.

Já imaginei uma outra forma de encaixar as garrafas. Nessa nova versão as garrafas ficariam sempre fechadas (talvez até mesmo com ar comprimido em seu interior). As uniões receberiam as bocas das garrafas com uma espécie de mão única (enfia a garrafa e uma alça a deixa entrar mas a impede se sair), ou seja, fica presa pelo anel "batente" que toda pet tem. Não sei ainda como fazer isso de forma simples.

2 - A junção das garrafas pelos fundos (não usa cola) é feita com fios de pet. A garrafa de coca-cola é a ideal, pois possui uma "cintura" (na falta desta garrafa, faça uma cintura com o soprador térmico, saiba que o tamanho da garrafa diminuirá). Corte dois pedaços de fio de pet de aprox. 1,5 m cada. Envolva a "cintura" da garrafa com duas voltas, faça um nó com uma das pontas e deixe o restante do fio para laçar a outra garrafa. Faça o mesmo com a outra garrafa. Coloque a duas garrafas uma de fundo para outra e procure encaixar os gomos de forma alternada. Pegue primeiro uma ponta do fio e lace a outra garrafa, fazendo triângulos em volta das garrafas (veja o detalhe na última parte da foto). Repita o processo com a outra ponta.

Em https://goo.gl/photos/hLf8h7jfbz79Sn8Z9 tem dicas de como fazer fios de pet.

Em http://www.youtube.com/watch?v=9JF3NZgZu7M tem um vídeo com fotos mais nítidas.