- As barras são todas do mesmo tamanho, mas algumas se vergam mais que outras.
Engenhocas alternativas do Tipoalgo (tipoalgo @ gmail . com)
- Corrente externa de moto e corrente interna de bicicleta.
- Redução de 6 para 1.
- Todas bobinas alimentadas, gerando 6 pontos de torque simultâneos.
- O centelhamento pode ser reduzido com utilização de capacitância em paralelo com cada bobina.
- Reconfiguração na ligação das bobinas e alimentação em 110 V.
- Mais uma tentativa para aumentar a velocidade;
- Ineficiência: todas bobinas alimentadas e apenas duas aproveitadas para torque.
- Rotor mais leve, procurando maior velocidade.
- Duas bobinas recebendo 6 pulsos por ciclo;
- Falha de construção: lâmina intermediária do rotor saindo por ação da força centrífuga.
Nesta configuração consome ~50W.
Uma escova deslizando no anel e a outra entrando em contato com as barras do coletor.
O MURI acelerou!
Barras colocadas e uma camada de cola tudo na parte externa para selar os poros do MDF.
Com o anel para a escova fixa.Feito com lâminas de transformador.
Aplicação sugerida por um amigo de aparador de panela.
Infinitas formas geométricas são possíveis com esta técnica de união das barras.
Versão de dimensões mais proporcionais.
Motor sem bobina no rotor
A massa do rotor é de 6 Kg.
Funciona por atração do ferro para alinhar com o centro do eletroímã. O coletor, que está preso ao rotor, no momento do alinhamento, interrompe a linha de alimentação e o rotor, por ação da inércia, mantém o movimento e inicia um novo ciclo.
Coletor não adequado ao estator, por isso o funcionamento foi precário. Um novo coletor será providenciado.
Aplicação da BarraPet, VaraPet e mangueira velha em substituição ao ferro.
Cimento sobre o PET.
Tijolos colocados. Obra concluída!Rotor de ventilador, estator de compressor de geladeira e tampas de MDF.
Enrolamento de teste.
Única bobina de 30 espiras que ocupa 3+3 ranhuras consecutivas.
Prova que um enrolamento de 2 polos equivale a uma única bobina em cujo interior o rotor gira.
Teste do motor artesanal. Partida manual.
Alimentado com 220v e um capacitor permanente de 28uF.
- Camada de tinta feita com verniz e pó de carvão ativado.
Nova versão de pneu maciço pro carrinho de mão.
Cano PVC 50mm (água), câmara de ar de moto e areia.
Cortei 29 pedaços trapezoidais (3cm x 2cm) do cano, coloquei-os no interior da câmara de ar (formando um toroide) e enchi com areia fina.
Coloquei o "toroide" dentro do pneu.
Acoplamento alternativo entre eixos de motores elétricos de baixa potência.
Versão mais simples e funcional.
Melhorando um pouco mais a eficiência do triturador de papel.
Substituição da correia por uma corrente para evitar o deslizamento.
A relação mal dimensionada comprometeu a partida. Uma coroa um pouco maior resolve este inconveniente, mas reduzirá a velocidade de trituração.
Melhorando a eficiência de um triturador de papel.
O motor de 1/4 CV (184 W) foi substituído por um de 1/15 CV (49 W).
Um volante de 8 kg foi instalado diretamente no eixo do motor.
O motor de menor potência realizou igual tarefa que o motor de maior potência graças ao uso do volante.
A ideia principal é girar um volante de grande raio sem uso de correia, corrente, engrenagem ou polia
Prova de conceito concluída!
Massa do rotor 8 kg; raio 14 cm.
Gaiola do rotor improvisada de forma precária.
Inversor para motor de indução trifásico de 3 CV, programado para até 120 Hz.
Velocidade muito abaixo do esperado.
Versões de gaiolas:
1- anel de cobre completo;
2- lacunas no anel; e
3- lacunas dobradas.
Quanto mais aberturas na gaiola, menor o torque, menor a reação do rotor sobre o estator e maior a velocidade.
RolamentoPet - Ideia de rolamento alternativo. O centro é feito com um CarretelPet, as esferas são as usadas em frascos de desodorantes e o suporte externo a partir de uma garrafa PET de álcool. Outra versão conterá a pista externa.
- Capacitor de corrente alternada com capacitância ajustável via chaves;
- Capacitância fixa de 3,5uF;
- Recomenda-se descarregar o capacitor antes de acionar qualquer chave para evitar centelhamento (nas chaves);
- Feito com os materiais disponíveis no momento.
Princípio do transformador toroidal invertido alternativo.
Aciona um motor trifásico usando uma rede monofásica;
Aciona um motor monofásico sem necessidade de centrífugo, platinado e capacitor.
Testado com motor de 3 CV : video em https://www.youtube.com/watch?v=txXNaSP7HhE
Descobri a causa de mais um defeito no Polo Classic 98 (máquinas dos vidros inoperantes):
- Relé que envia o positivo para os interruptores. No caso, este com numeração original 53. É um relé padrão de 4 pinos.
O relé foi substituído por um jumper, fazendo a função do relé de forma constante.
Isto significa que os vidros funcionarão sem a necessidade de girar a chave de partida e um relé a menos alimentado sempre que o motor estiver funcionando.
Entretanto, percebeu-se a circulação de aproximadamente 100 mA em regime permanente, drenando energia da bateria mesmo com o carro desligado. Um relé novo foi instalado. Este novo relé. mesmo sendo de 5 pinos, funcionou adequadamente.
Outro componente que tem atuação no circuito dos vidros é o relé térmico que nesta foto abaixo se vê uma pequena parte dele acima à direita (blindagem de alumínio) com apenas dois terminais. Ele serve para levar o positivo às chaves de acionamento dos vidros no centro do console.
- Oscilador com variação de frequência;
- Pulso com largura fixa (pode ser ajustável) para modulação do tempo ativo;
- Proteção contra sobrecarga;
- Isolação ótica da carga;
- Uso de apenas um circuito integrado 4093;
- Duas saídas com sinais invertidos.
O capacitor de 330uF define o tempo de condução do relé à medida que se carrega.
Quando o capacitor se carrega, cessa a corrente no enrolamento do relé e este desarma, assim permanecendo enquanto houver alimentação na entrada do circuito.
Exemplo de ligação da chave de partida no motor:
Chutei um valor de fusível, só para o caso de curto-circuito, meio desnecessário na verdade.
Sem diodo em paralelo com a bobina do relé, pois não há chaveamento na bobina, a carga e descarga do capacitor que se liga à base do transistor ocorre de forma "suave".
O resistor de 1M permite menor intervalo entre partidas.
O capacitor e o resistor em paralelo com os contatos do relé reduzem a centelha que se forma ao desligar o circuito de partida.
O capacitor após o fusível limita a corrente de trabalho do circuito.
Testado e aprovado! Se necessitar de um tempo maior de acionamento inicial do relé basta acrescentar capacitores de 1uF em paralelo ao capacitor de 2uF que se liga à base do transistor.
Pode ser usada para automatizar a partida de motor trifásico ligado à rede monofásica.
Este
circuito é para motores monofásicos sem o interruptor
centrífugo. O relé só é acionado nos segundos iniciais, permanecendo
desligado enquanto o motor estiver funcionando.