Descobri a causa de mais um defeito no Polo Classic 98 (máquinas dos vidros inoperantes):
- Relé que envia o positivo para os interruptores. No caso, este com numeração original 53. É um relé padrão de 4 pinos.
O relé foi substituído por um jumper, fazendo a função do relé de forma constante.
Isto significa que os vidros funcionarão sem a necessidade de girar a chave de partida e um relé a menos alimentado sempre que o motor estiver funcionando.
Entretanto, percebeu-se a circulação de aproximadamente 100 mA em regime permanente, drenando energia da bateria mesmo com o carro desligado. Um relé novo foi instalado. Este novo relé. mesmo sendo de 5 pinos, funcionou adequadamente.
Outro componente que tem atuação no circuito dos vidros é o relé térmico que nesta foto abaixo se vê uma pequena parte dele acima à direita (blindagem de alumínio) com apenas dois terminais. Ele serve para levar o positivo às chaves de acionamento dos vidros no centro do console.
Um conhecido tem um polo 2ª geração, estava com problemas na injeção e no sensor de fase (um sensor na ponta do cabeçote) eu acho que é esse nome, não estava vindo tensão do módulo e condenei, ele levou a mais duas oficinas e mesmo diagnóstico, conclusão gastou duas vezes pelo mesmo problema, mas fora isso eu gostaria de ter um é bem espaçoso e potente.
ResponderExcluirTive sorte com este polo, nestes 24 anos só problemas fáceis de resolver.
Excluir