
Feito com garrafa PET de guaraná.
O soprador térmico retrai o PET e mantém as peças unidas.
Curva de 90° (joelho) feita com duas garrafas, abre-se um buraco em uma delas (de forma oval neste caso) e insere-se a outra, corta-se o excesso que ficará no interior.
A base possui furos para melhor escoamento da água.
Aplicação imediata em conjunto com a CalhaPet.
Mais uma vez, parabéns pela pesquisa, Tipoalgo. Gostaria de saber como é feita a vedação / união das peças, e se são resistentes à exposição ao sol.
ResponderExcluirOlá Anônimo (faltou o apelido),
ExcluirObrigado pelos parabéns e pelo comentário aqui no Blog.
Neste caso não me preocupei com a vedação porque o CanoPet está na vertical e como a parte inferior da garrafa está dentro da garrafa seguinte não há como vazar.
O que mantém as garrafas unidas é o retraimento do PET com o soprador térmico (ou a chama de uma vela ou lamparina).
Sim, o PET possui boa resistência ao sol, mais que a maioria dos outros plásticos.
Abraços
Tipoalgo
Essa sua estratégia é ideal para irrigação. Os próprios pontos de vazamento entre as junções servem para irrigar a terra com a agua espáçadamente! Capisce??
ResponderExcluirabraço
Olá Mugumba,
Excluirviu como uma ideia puxa outra?
Pensei também que o CanoPet pode ser usado para tubulações de esgoto.
Será que se for usado um molde (como um cano de ferro ou madeira bem redonda) seria possível retrair o PET mais uniformemente, reduzir os espaços nas juntas e ainda usar mais camadas de PET para reforçar a parede do cano?
Ideias não faltam!
Abraços
Tipoalgo
Achei interessante o joelho de pet, gostaria de saber se este joelho pode ser feito com várias bitolas, tipo 3/4;1/2; etc...
ResponderExcluirDa forma como eu fiz esse da foto, com certeza pode ser feito menor; é só usar garrafas menores e o soprador térmico para reduzir ainda mais a bitola; agora para fazer à semelhança desses comerciais (tipo Tigre, Amanco, etc) talvez usando-se um molde flexível seja possível fazer JoelhosPet de vários diâmetros.
ExcluirOportunamente tentarei fazer um JoelhoPet alternativo mais parecido com esses comerciais, é uma boa ideia!
Abraços
Tipoalgo
Andei olhando seu trabalho com garrafas PET, muito bom adorei.
ResponderExcluirTenho uma pergunta, eu quero unir garrafas de 2L ou 3L para formar um cano longo e interrar ou nao as mesmas, fazendo furo para colocacao de potes ,
tipo hidroponiana sua parte lateral.
Minha grandes questao e como unir essa garrafas uma com a outra, nao pelo bico mas sim pela parte posterior sendo a mesma bem vedada para evitar fazamento de agua?
Obrigado por sua atencao.
Cezar Simonini
obrigado pela resposta.
ExcluirVou fazer uma experiencia usando um anel de vedacao que trouxe dos EUA. O problema e o custos quando precise-se de muitas garrafas, sendo entao melhor usar canos de PVC.
Abracos.
Cezar
Ola, Obrigado novamente, usei Rubber grommets(anel de borracah para vedacao), compre por $19 dolares 100 unidades, Fiz uma perfuracao na tampa e no fundos da garrafa PET,
Excluiratraves do anel de borracha passei uma mangueira pequena o suficiente para passar pela tampa ou fundo da garrafa, conectanto as garrafas entre si, a vedacao ficou perfeita.
Mas apesar de dar certo, acho que usar um tubo de PVC talvez seja mais barato. Eu queria mesmo e dar um uso para as garrafas PET.
Abracos,
Cezar
Não entendi direito a sua ideia;
ExcluirEsse anel de borracha poderia ser feito com borracha de câmara de ar ou de pneu?
É um anel ou um pequeno cilindro?
Tem fotos? Pode enviar-me?
A minha ideia é semelhante à sua: dar uso às PET principalmente por processos mecânicos, sem uso ou com pouca eletricidade envolvida e usando apenas PET, 100% PET.
Nem sempre é possível, mas é a ideia principal.
Abraços Tipoalgo.
E pessoal e melhor usar cano pvc
ResponderExcluirDepende da situação: PET é mais abundante e 0800 que PVC.
ExcluirDisse que e melhor usar cano PVC mas sei que assim como vocês a curiosidade de alcançar inovações e impougante parabéns a todos
ResponderExcluirExatamente, as engenhocas do Tipoalgo são geralmente ideias alternativas, desprovidas de preocupações estéticas, visam apenas cumprir uma determinada função com recursos já descartados.
Excluir