Primeira estrutura feita apenas com PET que suportou mais de 70 Kg.
As fitas possuem larguras de 1 cm e mantêm as barraspet (versão 2.0) unidas.
Fez-se 2 triângulos, depois a base com mais 2 barraspet, em seguida uniu-se os triângulos na parte superior.
Um arame foi usado como guia para facilitar a passagem da fita no interior das barras.
Muito bom...parabéns pelo exercicio da criatividade!
ResponderExcluirObrigado.
ResponderExcluirO triangulo sempre uma excelente ideia sendo base a maioria das estruturas. Este é primeiro passo para um longo caminho. Parabéns
ResponderExcluirValeu Athanasio.
ResponderExcluirTenho agora que tentar fazer o nó para 8 barras, o que permitirá fazer uma treliça espacial (quadrado sobre quadrado).
Olá Tipoalgo
ResponderExcluirDependendo da aplicação, se vc utilizar como base um triângulo no lugar do quadrado, a estrutura fica mais rígida...
HEB[ ]s
Fendel
Olá Mestre Fendel.
ResponderExcluirA minha intenção é fazer uma treliça espacial (quadrado sobre quadrado) e fazer uma estrutura que eu possa caminhar sobre ela estando a mesma suspensa. Em http://www.metalica.com.br/trelicas-espaciais tem um pouco de teoria. Será que a do tipo B (quadrado sobre quadrado diagonal) é tão resistente quanto a do tipo A (quadrado sobre quadrado)? A estrutura do tipo B usa menos barras.
Ainda não testei o nó com 8 barras para ver se há como uní-las com a fitapet de 1 cm de largura. A restrição é que só quero usar PET, logo é uma tarefa nada convencional.
Estou também envolvido com outra "tarefapet" (construção da GaragemPet) e o tempo livre está pouco. Pretendo fazê-la na forma de cúpula (domo) e não sei ainda com o que revestí-la.
Testei hoje a PirâmidePet com um colega com pouco mais de 100 Kg e ela ainda está íntegra!
Será que não dá pra “derreter as pet” e fazer outra coisa?
ResponderExcluirEx: Telhas, tijolos, ladrilhos de calçada...
Eder Miranda
Com certeza!
ResponderExcluirIsso é feito nos processos de reciclagem dos plásticos, incluindo o PET.
Nesses processos usa-se uma quantidade considerável de energia, principalmente elétrica.
A linha que procuro atuar é na reciclagem que usa tão somente a mão de obra humana, onde o uso da energia elétrica é muito pequena ou até mesmo desnecessária.
Cortar uma garrafa pet com um estilete, tesoura e/ou serrinha, dobrá-la e amarrá-la manualmente só requer a "energia do feijão"!
Abraços
Tipoalgo
Fiquei impressionado com a resistência!
ResponderExcluirVc que tem a manha nas estruturas, acha que daria para fazer um patinenepet?
AndreHorta
Acho que usando essa técnica de amarração (fitapet e barraspet) é possível fazer uma infinidade de estruturas, inclusive uma base para um PatinetePet, uma BicicletaPet ou quem sabe até um CarroVEPet , e sem necessidade de derreter o PET.
ResponderExcluirAgora quero experimentar o nó (encontro das barras) para 8 barras, o que permitirá fazer uma Treliça Espacial (quadrado sobre quadrado ou quadrado sobre quadrado diagonal).
Abraços
Tipoalgo
Muito bom, parabéns, e continue com esses projetos, pena eu não ter esses DOM.
ResponderExcluirNão me canço de ver seus inventos.
Abraços
Edson Brito Vissotto.
Olá Edson.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo incentivo, é sempre muito bom receber um comentário positivo como este seu.
Não se preocupe por ainda não ter desenvolvido o seu "DOM", comece a meter a mão na massa que logo-logo as idéias começam a surgir.
Abraços
Tipoalgo
Eu já vi uma maquina interessante que cortava a pet e a tornava um fio. Se pôe a garrafa de pé num suporte e se vai - primeiro girando - depois surge o fio que é puxado. Eles faziam vassouras com o fio que era aquecido pra ganhar dureza.
ResponderExcluirabraço
Massware
Sim, também já fiz a minha versão de filetador manual ( http://tipoalgo.blogspot.com/2010/04/filetador-universal.html ).
ResponderExcluirAbraços
Tipoalgo
Eu tenho guardado aproximadamente umas 400 garrafas pet que venho juntando a algum tempo, minha Senhora só no meu ouvido falando - Ficas ajuntando lixo em casa, bota TUDO fora, porém tenho esperança de ser útil para alguma coisa.
ResponderExcluirMinhas saudações para o "TIPO ALGO"
Luiz Paulo
Valeu Luiz Paulo, obrigado pela força.
ResponderExcluirSão no mínimo 400 garrafas que você não deixou que talvez entupisse as "calhas" das ruas.
Se quiser pode ir cortando ou filetando as garrafas e fazendo os CanudosPet ou as BarrasPet , quem sabe dá para fazer uma EstantePet, BebedouroPet, TelaPet, PentaHexaPet e/ou OutrasCoisasPet.
Abraços
Tipoalgo