domingo, 11 de abril de 2010

Bomba Aspirante-Premente


















Bomba d'água móvel. Encaixes sem cola para facilitar reparos/melhoramentos. Ponta do êmbolo feito com tampa de garrafa PET. Dois raios de roda de moto fixam os canos à base metálica (disco de freio de carro descartado). Dois anéis: um de borracha e outro de pet (feito com a tampa de outra garrafa). Os grampos que fixam a tampa à haste do êmbolo são feitos com fio de alumínio (cobre também serve). O soprador térmico é usado para retrair o pet da tampa, usando um cabo de vassoura como molde.

Falha da válvula anterior: o plástico quebrou. A nova válvula é agora realmente alternativa, feita em PET, mais simples e eficiente. A vedação é feita com uma fina tira de sacola plástica (destas que podem sufocar, entupir e poluir!). O mais legal foi a surpresa de ouvir as válvulas funcionando. Mais de um mês em teste sem problemas. Um estilete corta a tampa e uma tesoura corta a PET e a sacola plástica para vedação.

A garrafa PET serve para receber mais rapidamente a água que sai da bomba, comprimindo o ar em seu interior. O ar comprimido se expande no momento que coincide com a elevação do êmbolo, aumentando o tempo em que a água pode circular pela tubulação de saída, que pode ser de menor diâmetro.

2 comentários:

  1. Oi Tipoalgo! Somos La Tribu. Dá uma olhada nas experiencias com pet que estamos fazendo pelo mundo e depois diz o que tu achou. Nao precisa ar comprimido. http://casadebotellasdepet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Conferi o site indicado, muito legal. Gostei de ver o que já foi feito. Só agora despertei para o problema/solução das garrafas PET.

    Fiz um biombo apenas com PET. O ar comprimido ajuda a manter as garrafas bem uniformes. As garrafas foram unidas umas às outras com anéis de garrafão também PET. Este biombo pode ser dobrado na forma que se desejar, é bastante articulado na horizontal, conforme pode se ver nas fotos: http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/_3vnzeQkriZ4flraxafuww?feat=directlink e http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/AMXeVfy8zhHnDsx9DFBboA?feat=directlink

    O biombo já está sendo útil aqui em casa.

    A meta agora é fazer a casinha do Bandit com pet.

    Obrigado pela indicação so site, ficarei "ligado" nele.

    Abraços
    Tipoalgo

    ResponderExcluir